Iniciação à Escrita Hieroglífica

28 de Setembro a 14 de Dezembro de 2016

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa - coord. Prof. Luís Manuel de Araújo.

Descarregar programa

Ficha de inscrição

O curso de Iniciação à Escrita Hieroglífica tem por objetivo proporcionar aos interessados as noções de base para a compreensão do sistema de escrita hieroglífica utilizado no antigo Egito ao longo de três mil anos. Este curso está organizado em doze sessões, partindo dos hieróglifos que remetem para ideias (ideogramas) e dos que veiculam sons (fonogramas), até à elaboração de frases, num clima de alguma descontração e até de ludismo. Estão previstas duas sessões complementares para um enriquecedor remate do curso, as quais consistem em visitas de estudo às boas coleções de antiguidades egípcias do Museu Calouste Gulbenkian e do Museu Nacional de Arqueologia, onde serão apreciados vários objetos com inscrições hieroglíficas.