Ciclo de Conferências
“O Sagrado e o Profano no Antigo Egipto”, o novo projecto de investigação do Centro de História

5 de Outubro de 2020

Mais Informações

Abraham Fernández, egiptólogo, uns dos vencedores do CEEC 2019, chega ao Centro de Histórica com o propósito de estudar os templos dos deuses Khosun e Opet, de Karnak. Durante os próximos três anos, as inscrições destes templos serão esmiuçadas ao pormenor, procurando-se encontrar novas perspectivas que melhorem o nosso conhecimento sobre o Antigo Egipto.

Os templos de Khonsu e Opet, em Karnak (um dos principais centros religiosos do Antigo Egipto), foram construídos, provavelmente, em c. 2000 a. C, o primeiro; o segundo em c. VIII-VII a. C. Escavações recentes demonstraram que existia uma ligação física entre os dois. O estudo das suas inscrições e dos novos achados, que este projecto se propõe fazer, tentará determinar a sua ligação teológica e ritual. ​

Com a análise dessas interligações e a investigação de novos exemplos de intertextualidade, produção textual genética e práticas teológicas, descortinar-se-á a singularidade dos templos de Khonsu e Opet a nível religioso. A investigação seguirá ainda pelo estudo dos teólogos e sacerdotes desses templos, responsáveis pela criação dos textos, determinando os seus deveres e funções rituais, as genealogias e a transmissão de títulos sacerdotais de pais para filhos.