RECURSOS DIGITAIS

ARANHIS – Archivum Annalisticum Hispanum

Dicionário de Historiadores Portugueses

EGYPOPCULT: Um Projecto Multidisciplinar sobre a Recepção do Antigo Egipto na Cultura Popular Contemporânea

eReginae. Escrita e Rainhas. As Chancelarias Reginais como Instrumentos de Poder

Fontes para a História de África

Marfins Africanos no Mundo Atlântico Uma Reavaliação dos Marfins Luso-Africanos

ŒCONOMIA STUDII. Financiamento, gestão e recursos da universidade em Portugal: uma análise comparativa (séculos XIII-XVI)

ARANHIS – Archivum Annalisticum Hispanum

ARANHIS (Archivum Annalisticum Hispanum) é um projecto de investigação sobre anais e outros registos historiográficos breves escritos na Península Ibérica durante a Idade Média. Concebido segundo uma perspectiva interdisciplinar, os seus principais objectivos são a disponibilização de recursos digitais (edições electrónicas e uma base de dados) e a análise dos textos, bem como dos seus contextos de produção. Na primeira etapa, serão estudados textos produzidos na área ocidental da Península Ibérica.

Edições digitais

Dicionário de Historiadores Portugueses

Este dicionário visa alargar o conhecimento sobre os historiadores que escreveram sobre o passado nacional, as suas perspectivas do conhecimento histórico, teorias e correntes historiográficas, instituições científicas, jornais e revistas a que estiveram ligados. Pretende ser uma obra de consulta, disponibilizando informação acerca do pensamento dos historiadores que se destacaram até ao início do decénio de 1970 (alguns deles esquecidos) e traçar sínteses sobre a historiografia produzida.

Dicionário

Projecto exploratório que procura promover estudos sobre a temática da recepção do Antigo Egipto, criando um espaço para o debate a troca científicos multidisciplinares. Esta iniciativa colaborativa será feita por via da criação de uma base de dados e de uma rede científica, ambas sem precedentes, que poderão ser usadas como uma fonte essencial para futuras investigações nacionais e internacionais. Procura também oferecer novas abordagens às múltiplas recriações do Antigo Egipto na cultura popular contemporânea.

Base de dados

O projecto eReginae tem como objectivo último buscar, recolher, editar digitalmente e indexar a documentação emitida pelas rainhas consortes do Ocidente cristão medieval, de forma a estudar as suas práticas de escrita e ainda reconstruir e analisar as suas chancelarias, encarando-as como instrumentos de poder reginal.

Edições digitais

Fontes para a História de África

Esta plataforma visa coligir, preservar, inventariar e divulgar documentação escrita, gráfica e audiovisual dos países africanos. Através do tratamento de espólios pessoais e de acervos documentais, disponibilizados em acesso aberto, contribui-se para a salvaguarda de fontes de valor inestimável para a história de África.

Página

Fontes digitalizadas (jornal Nô Pintcha)

Fontes digitalizadas (Espólio Digital de Hugo Azancot de Menezes)

Marfins Africanos no Mundo Atlântico Uma Reavaliação dos Marfins Luso-Africanos

Este projecto teve como principais objectivos: repensar a percepção dos marfins luso-africanos; reavaliar o seu hibridismo artístico; identificar obras esquecidas; e avaliar as tendências, a cronologia e os agentes do comércio do marfim em bruto, tanto em África como no Mundo Atlântico, em ligação com as redes de comércio, nomeadamente o tráfico de escravos. Uma metodologia combinada de estudo dos significados dos objectos e do contexto de produção, a partir de fontes escritas portuguesas, permitiu aos membros da equipa de investigação identificar e datar os primeiros marfins da África Ocidental. Este trabalho está agora a ser sistematizado, tendo sido criado um corpus de objectos africanos, numa cronologia mais alargada (c. 1500 – c.1800); alargando o âmbito espacial à África Central Ocidental e ao Brasil.

Inventários

O projecto Œconomia Studii centra-se no estudo do financiamento e dos recursos da universidade, usando vários indicadores económicos: preços, rendas, bens móveis e imóveis, emolumentos, multas, salários, empréstimos, doações, legados e testamentos, etc. Explora também a forma como estas variáveis se entreteceram no tecido social ao nível das relações com as autoridades, redes de dependência e clientelas, carreiras profissionais, origem de salários de mestres e oficiais, formas de sustento de alunos, práticas de alojamento ou mobilidade estudantil.

Sistema de Informação Geográfico