Fontes para a História de África

Um projecto de divulgação e disseminação

Coord. Augusto Nascimento

Estabelecido como uma das áreas prioritárias de trabalho do CH-ULisboa, o projecto “Fontes para a História de África” visa coligir, preservar, inventariar e divulgar documentação escrita, gráfica e audiovisual dos países africanos. Através do tratamento de espólios pessoais e de acervos documentais, disponibilizados em acesso aberto, contribui-se para a salvaguarda de fontes de valor inestimável para a história de África. Com esta acção, amplia-se o corpus documental da investigação, assim como se intensifica a interacção com pessoas e entidades da sociedade civil e se potenciam relações com instituições académicas, políticas e outras.

 

 

 

 

Arquivo Histórico Digital Nô Pintcha

Publicação em acesso aberto das edições do jornal Nô Pintcha entre 1975 e 2000. São mais de 1500 números, totalizando para cima de 12 mil páginas. Originalmente, era o órgão do Subcomissariado de Estado de Informação e Turismo, tendo mantido um trabalho noticioso relativamente regular até aos nossos dias. Essa regularidade transformam-no numa fonte incontornável para o estudo da história contemporânea dos PALOP. Com este projecto, a Universidade de Lisboa reforça a ligação, não apenas à Guiné-Bissau e a Cabo Verde, mas também à comunidade científica que se interessa por África e, mais particularmente, por estes dois países. O CH-ULisboa agradece a receptividade das autoridades da Guiné-Bissau e a sua colaboração, bem como a inestimável boa vontade do Eng.º Daniel dos Santos Nunes. Coordenação: Augusto Nascimento.

 

 

Aceda à página

 

 

Espólio de Hugo Azancot de Menezes

Publicação em acesso aberto de documentos pessoais de Hugo de Azancot de Menezes – entre cartas, fotografias, diários, registos de viagem, recibos, recortes de jornais, anotações, manuscritos, impressos e outros –, por cortesia da família, bem como o respectivo processo na PIDE, cortesia do ANTT. Conta ainda com documentos cedidos pela Associação Tchiweka de Documentação. Apresenta também o processo militar de Ayres Azancot de Menezes, cedido pelo Arquivo Histórico Militar. O CH-ULisboa pretende assim auxiliar a preservação da memória e o conhecimento da trajetória deste fundador do MPLA, figura muito activa no processo de luta e consolidação da independência de Angola. Coordenação: Augusto Nascimento.

 

 

Aceda à página

 

 

Abril em S. Tomé e Príncipe (1974–1975): Documentos e Vivências

Abril em S. Tomé e Príncipe (1974–1975): Documentos e Vivências é um repositório de documentos relacionados com o período entre o 25 de Abril e a Independência em S. Tomé e Príncipe. Reúne documentação dactilografada, fotografias, jornais, testemunhos, etc. Esta página começou a ser construída com materiais recolhidos e generosamente cedidos para digitalização e publicação pelo Eng.º Daniel dos Santos Nunes. Acrescem alguns materiais durante décadas coletados ou cedidos a Augusto Nascimento. O Centro de História está também disponível a incorporar documentação enviada pelo público.

 

 

Aceda à página