Matrizes culturais africanas nas insurgências contra a escravidão em Antioquia e Cartagena, vistas através do cruzamento de fontes de África Atlântica e Nova Granada (séculos XVI e XVII) | Seminários CH-ULisboa | História de África

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 8 de Maio de 2019, Sala 5.2, às 18:00

A comunicação apresentará os resultados do estágio de investigação realizado nos arquivos de Lisboa sobre as insurgências frente à escravidão, desenvolvidas pela diáspora africana no norte de Nova Granada (atual Colômbia), especialmente no sul da governação Cartagena e no norte da província de Antioquia, durante os séculos XVI e XVII. O objetivo é interpretar os modos como os homens e mulheres africanas e os seus descendentes enfrentaram a opressão desde o desembarque nos portos do Caribe, e nos contextos e atividades subsequentes que foram compelidos a realizar, tais como a exploração aurífera, a construção de fortificações, diques e caminhos, ou o transporte de mercadorias. A hipótese central que norteia a pesquisa é que, nas Américas, a diáspora africana usou a sua memória cultural para criar as insurgências através das quais contestou a escravização. Serão analisados casos específicos de práticas culturais arquitetónicas, rituais e alimentares desenvolvidas em Nova Granada, as quais encontramos na documentação primária dos arquivos da Colômbia e Espanha. Essa documentação será colocada em conexão com as fontes primárias relativas às práticas culturais e formas de resistência exercidas em África Central e Ocidental atlântica que encontramos nos arquivos de Portugal.