II Seminário Internacional de Pesquisa - "Marfins Africanos no Espaço Atlântico: circulação, manufatura e colecionismo"

Museu Mineiro (Belo Horizonte, Brasil), 22 a 24 de Maio de 2017, a partir das 9:30

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa, Artis-Instituto de História de Arte. Universidade Federal de Minas Gerais

Página Oficial do Evento

Descarregar Cartaz e Programa

No evento, investigadores da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Wesleyan University e de outras instituições do Brasil, Portugal e Estados Unidos apresentarão trabalhos sobre a circulação, manufatura e colecionismo de peças em marfim de elefantes africanos, durante o período moderno. Serão enfatizados aspectos do comércio atlântico de marfim "in natura" ou esculpido, e o estágio atual das pesquisas sobre a manufatura e os diversos usos deste material na África, no Brasil e na Europa.

Neste seminário serão apresentados resultados parciais do projeto de pesquisa "Marfim africano no Mundo Atlântico, uma reavaliação do marfim Luso-africano", desenvolvido por professores da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Lisboa. Convidados do Brasil, Portugal e Estados Unidos apresentarão seus trabalhos em torno dos seguintes temas:

​ Comércio e circulação do marfim nos espaços Atlântico e Índico.
O marfim no contexto social africano: usos e costumes.
​Marfins africanos e orientais no Brasil: estudos sobre a imaginária sacra em marfim à luz dos diálogos culturais.
​O marfim no contexto social brasileiro: usos e costumes.
​A imaginária religiosa de marfim em Minas Gerais: confluências de técnicas construtivas e padrões iconográficos.
​Análises científicas do marfim: contributos para a identificação de proveniência das peças dos acervos mineiros.