Ciclo de Conferências Circularidades e Trânsitos Culturais Luso-Brasileiros

16 de Novembro de 2015

Auditório do Instituto Camões

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa - Instituto Camões, I.P.

Coordenação | Maria Adelina Amorim

Descarregar programa

Em 2015, celebram-se as efemérides de dois acontecimentos de superior importância na história comum de Portugal e do Brasil: a fundação oficial da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro a 1 de Março de 1565, pelo Governador-Geral Estácio de Sá, e a elevação do Estado do Brasil, antigo vice-reinado colonial português, à categoria de Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, por Carta Régia de 16 de Dezembro de 1815. Para comemorar com a dignidade que merecem dois sucessos de tal relevância histórica, o Camões, I.P., em colaboração com o CH-UL - Centro de História da Universidade de Lisboa/FCT - Grupo «Cultural Encounters and Intersecting Societies», leva a efeito um ciclo de conferências que terá lugar no dia 16 de novembro de 2015 no Auditório do Camões, I.P. em Lisboa. Pretende-se pôr em diálogo as várias artes e suas representações no tempo, os seus produtores, intérpretes e fruidores, os encontros e os confrontos, a produção e circulação de instrumentos culturais, seus agentes e sua receção em Portugal e no Brasil, tendo como ponto de partida os TEXTOS (escritos, desenhados, cartografados, musicados...).