Conferência Internacional
Documentos Históricos e Desafios Digitais: o projeto iForal em debate

[Versão Inglesa]

22, 23 e 24 de Janeiro de 2025

Sala B.112C e online

Chamada de Artigos: 15 de Outubro de 2024

Comissão Organizadora | Filipa Roldão (CH-ULisboa), Joana Serafim (CPL), Hermenegildo Fernandes (FLUL/CH-ULisboa), Manuela Santos Silva (CH-ULisboa), Fernando Brissos (CLUL) e Elsa Pereira (CLUL)

Organização | Projeto iForal. Forais Medievais Portugueses: uma perspectiva histórica e linguística na era digital e CH-ULisboa

Descarregar cartaz | Site Oficial

O projeto iForal. Forais Medievais Portugueses: uma perspetiva histórica e linguística na era digital (*)  desenvolveu uma edição eletrónica dos primeiros forais régios portugueses, incorporando não apenas os testemunhos mais antigos, mas também os testemunhos produzidos, quer em latim, quer em vernáculo, até ao final do século XV. As comunidades urbanas e rurais receberam dos seus senhores, laicos ou eclesiásticos, normas de regulação da convivência social, dos seus direitos e deveres, das atividades económicas e, ainda, de práticas administrativas, jurisdicionais e tributárias. Estas normas, vertidas em cartas de foral, resultariam da convergência dos interesses de ambas as partes, provavelmente identificados antes mesmo de se redigir a carta. Ao longo de séculos, a norma foi sendo reescrita sucessivamente ora em cartas dirigidas, pela primeira vez, a outras terras ora em ratificações dos seus conteúdos. Circulavam, assim, palavras postas por escrito, modelos gráficos e formas de validação que se recompunham ou se adaptavam a cada circunstância de reescrita da norma. A sobrevivência de uma carta de foral ao longo do período medieval (e até para lá dele), em variação formal e linguística, é o principal objeto de estudo da equipa do projeto iForal, que tem vindo a desenvolver recursos e trabalhos colaborativos nas áreas da História, da Linguística e das Tecnologias de Informação. O recurso central do projeto consiste na sua plataforma de edição digital de texto, EDICOLAB, que permite o trabalho colaborativo e interdisciplinar, e que permanecerá disponível para ser utilizada com outros corpora documentais. 

Este colóquio internacional visa apresentar e debater alguns dos principais resultados da investigação levada a cabo pelos membros da equipa do projeto iForal, assim como dialogar com outros projetos nacionais e internacionais multidisciplinares, centrados em documentação histórica do período medieval. Estarão, por isso, em análise o uso de ferramentas e de recursos digitais que desafiam o modo de ler, fixar e criticar estes textos, o alcance da análise comparativa da informação e os limites da interpretação histórico-linguística dos dados.

Neste sentido, convidamos investigadores, especialmente jovens investigadores (doutorandos e recém-doutorados), a apresentar trabalhos em curso sobre documentação histórica no período medieval, na relação entre História, Linguística, Crítica Textual e Tecnologias de Informação. 

Seguem-se alguns tópicos de trabalho que poderão ser desenvolvidos neste colóquio, em comunicações com duração de 20 minutos, incidindo sobre forais medievais ou outros documentos históricos:

- Produção, uso e circulação de documentos

- Agentes e estratégias de poder

- Herança documental 

- Tradições normativas em interação

- Norma e territorialidade

- Categorias sociais, políticas, económicas, etc

- Diversidade e variação linguística

- Emergência das línguas vernáculas

- Escrita e oralidade

- Estandardização linguística e ortográfica

- Génese e transmissão textual 

- Estudos textuais e de edição

- Ferramentas e recursos digitais

- Edição digital e inovação tecnológica

(*) Projeto iForal (PTDC/HAR-HIS/5065/2020) financiado por fundos nacionais através da FCT/MECI.