Lançamento
A Palavra é uma Arma. Folhetos sobre as Invasões Napoleónicas

11 de Abril de 2024 (17h00)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Anfiteatro III)

Apresentação |  Major-General Rui Baptista Moura

Descarregar cartaz | Descarregar convite | Livro em Acesso Aberto (Repositório UL)

O Centro de História da Universidade de Lisboa e a Biblioteca do Exército Português têm o prazer de convidar V. Exa. para a sessão de lançamento e de apresentação do livro A Palavra é uma Arma. Folhetos sobre as Invasões Napoleónicas, coordenado pelo Professor Doutor António Ventura e o Coronel Mário J. Freire da Silva.

 

A sessão terá lugar no dia 11 de Abril de 2024, no Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pelas 17h00. A apresentação da obra estará a cargo do Major-General Rui Baptista Moura.

 

Após o lançamento serão oferecidos exemplares da obra aos interessados.

 


 

A Palavra É Uma Arma: Folhetos sobre as Invasões Napoleónicas

António Ventura | Mário J. Freire da Silva

Edição: Centro de História da Universidade de Lisboa | Biblioteca do Exército

Ano: 2023 | ISBN: 978-989-8068-45-3

Livro disponível em acesso aberto aqui.

 

SINOPSE: O catálogo agora publicado em A Palavra É Uma Arma: Folhetos sobre as Invasões Napoleónicas reúne 844 referências bibliográficas de impressos existentes na Biblioteca do Exército: decretos, editais, proclamações, alvarás, folhetos, opúsculos. Desta coleção especializada, de temática napoleónica, destacam-se autores de referência, portugueses e estrangeiros, como José Acúrsio das Neves, Fr. Fortunato de São Boaventura, José Agostinho de Macedo, Adolphe Thiers ou Carl von Clausewitz, entre muitos outros. Com esta publicação, oferece-se ao público um instrumento de trabalho que mapeia um assinalável conjunto de fontes, abrindo novas perspetivas de análise e de investigação sobre este período. Num livro profusamente ilustrado, publicam-se ainda vários estudos sobre temáticas relacionadas com o período da Revolução Francesa e das Guerras Napoleónicas, contextualizando a publicação destes folhetos e a sua época.

 

Dá-se assim a conhecer um importante e rico acervo bibliográfico, afirmando a importância cultural e histórica da Biblioteca do Exército, num trabalho que surge no seguimento do livro Napoleão na Biblioteca do Exército. Catálogo (Provisório), editado também em conjunto com o Centro de História da Universidade de Lisboa, em 2019.

 

COORDENAÇÃO

António Ventura. Licenciado em História, Mestre em História Contemporânea, Doutor em História Contemporânea, Título de Agregado em História. Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Director do Departamento de História, do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Área de História da Faculdade de Letras. Académico de Número da Academia Portuguesa da História. Sócio efectivo da Academia de Marinha (Classe de História Marítima). Fez conferências e participou em congressos científicos em Espanha, França, Itália, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá, Macau, China, Polónia, Bélgica, México e Rússia. Desenvolveu uma intensa actividade por ocasião do Bicentenário da Guerra Peninsular e do Centenário da proclamação da República, tanto em matéria de publicações como na participação em congressos e conferências. É autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea. Tem colaboração em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras.

 

Mário J. Freire da Silva. Coronel, Comando, licenciado em Ciências Sócio‑Militares pela Academia Militar e mestre em Ciências da Informação e Documentação pela FCSH//UNL. Prestou serviço nos Regimentos de Comandos e de Infantaria 1, no Gabinete do Chefe do Estado‑Maior do Exército e no Ministério da Defesa. Desempenhou missões no âmbito da cooperação técnico-militar em Moçambique e em Angola. Cocoordenador de quatro obras publicadas pela Biblioteca do Exército. Membro do Comité Nacional do Programa Memória do Mundo, da UNESCO; e membro associado correspondente internacional do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Diretor da Biblioteca do Exército desde 2011.

 

ÍNDICE

Apresentação
Aníbal Alves Flambó & José da Silva Horta


Para memória futura
António Ventura


Napoleão Bonaparte e a hereditariedade imperial
Adelino de Matos Coelho


Divididos, resignados, unidos, determinados e desiludidos
Nuno Lemos Pires


O reverso da medalha: a propaganda francesa em Portugal durante a Guerra Peninsular
António Ventura


Padre José Agostinho Macedo: panfletário contra a Revolução Francesa e Napoleão, apologista do regime miguelista
António Pedro Vicente


A corte joanina no Brasil e o fim do império luso-brasileiro
José Damião Rodrigues


Testemunhos apologéticos da expedição de Bonaparte ao Egito
Luís Manuel de Araújo


"Auctor de tantos males": Napoleão em textos de autoria feminina no catálogo da Biblioteca do Exército
Elen Biguelini


Os panfletos das Invasões Francesas: uma introdução
Miguel Pack Martins


Os panfletos e outros documentos na Biblioteca do Exército
Mário J. Freire da Silva e Berta M. P. Mourão Torrado


Catálogo Bibliográfico

Nota prévia
Convenções e abreviaturas
Panfletos
Proclamações, editais e decretos


Índices

Autores: panfletos
Autores: proclamações, editais e decretos
Obras anónimas