A Palavra É Uma Arma: Folhetos sobre as Invasões Napoleónicas

ISBN: 978-989-8068-45-3

Disponível em acesso aberto no repositório da Universidade de Lisboa

SINOPSE

O catálogo agora publicado em A Palavra É Uma Arma: Folhetos sobre as Invasões Napoleónicas reúne 844 referências bibliográficas de impressos existentes na Biblioteca do Exército: decretos, editais, proclamações, alvarás, folhetos, opúsculos. Desta coleção especializada, de temática napoleónica, destacam-se autores de referência, portugueses e estrangeiros, como José Acúrsio das Neves, Fr. Fortunato de São Boaventura, José Agostinho de Macedo, Adolphe Thiers ou Carl von Clausewitz, entre muitos outros. Com esta publicação, oferece-se ao público um instrumento de trabalho que mapeia um assinalável conjunto de fontes, abrindo novas perspetivas de análise e de investigação sobre este período. Num livro profusamente ilustrado, publicam-se ainda vários estudos sobre temáticas relacionadas com o período da Revolução Francesa e das Guerras Napoleónicas, contextualizando a publicação destes folhetos e a sua época.
Dá-se assim a conhecer um importante e rico acervo bibliográfico, afirmando a importância cultural e histórica da Biblioteca do Exército, num trabalho que surge no seguimento do livro Napoleão na Biblioteca do Exército. Catálogo (Provisório), editado também em conjunto com o Centro de História da Universidade de Lisboa, em 2019.

COORDENAÇÃO

António Ventura. Licenciado em História, Mestre em História Contemporânea, Doutor em História Contemporânea, Título de Agregado em História. Professor Catedrático Emérito da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi Director do Departamento de História, do Centro de História da Universidade de Lisboa e da Área de História da Faculdade de Letras. Académico de Número da Academia Portuguesa da História. Sócio efectivo da Academia de Marinha (Classe de História Marítima). Fez conferências e participou em congressos científicos em Espanha, França, Itália, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos da América, Canadá, Macau, China, Polónia, Bélgica, México e Rússia. Desenvolveu uma intensa actividade por ocasião do Bicentenário da Guerra Peninsular e do Centenário da proclamação da República, tanto em matéria de publicações como na participação em congressos e conferências. É autor de uma vasta bibliografia sobre História Contemporânea. Tem colaboração em diversas publicações periódicas nacionais e estrangeiras.

Mário J. Freire da Silva. Coronel, Comando, licenciado em Ciências Sócio‑Militares pela Academia Militar e mestre em Ciências da Informação e Documentação pela FCSH//UNL. Prestou serviço nos Regimentos de Comandos e de Infantaria 1, no Gabinete do Chefe do Estado‑Maior do Exército e no Ministério da Defesa. Desempenhou missões no âmbito da cooperação técnico-militar em Moçambique e em Angola. Cocoordenador de quatro obras publicadas pela Biblioteca do Exército. Membro do Comité Nacional do Programa Memória do Mundo, da UNESCO; e membro associado correspondente internacional do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil. Diretor da Biblioteca do Exército desde 2011.

ÍNDICE

Aníbal Alves Flambó & José da Silva Horta

Para memória futura
António Ventura