Caminhos da Historiografia: História e Ciências Sociais dos anos 40 à atualidade
Seminário 2: “Políticas de ensino e história nas universidades, academias e instituições privadas”

12 de Dezembro de 2023

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Coordenação do Seminário 2 | J. P. Avelãs Nunes (CEIS20-FLUC) & Nuno Estêvão (FCH-UCP)

Este ciclo é organizado no âmbito das actividades da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril.

Descarregar banner | ProgramaMais informações sobre o ciclo

São notórias as evoluções verificadas, desde meados do século XX até aos dias de hoje, nas políticas de ensino da História, assim como no lugar que lhe tem sido atribuído nas universidades, academias e instituições privadas. Os dois processos possuem correlações evidentes e são indissociáveis tanto das transformações operadas nas políticas de ensino em geral e como das apropriações e dos usos do ensino e da História pelos atores sociais de diferentes regimes e ciclos políticos.

Este ciclo é organizado ​por Centros de Investigação de todo o país, com a colaboração da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril e decorrerá entre outubro de 2023 e abril de 2024. Estão previstos sete seminários, com frequência mensal e de acesso livre. Esta iniciativa tem como objetivo desenvolver e aprofundar conhecimento sobre as orientações e práticas adotadas pela História e por outras Ciências Sociais e Humanas em Portugal desde os anos 40 do século XX, nomeadamente mobilizando jovens investigadores. As comunicações selecionadas serão posteriormente reunidas para publicação.

Seminários e prazos de submissão de propostas:

Integram a Comissão Organizadora desta iniciativa Sérgio Campos Matos (CH-ULisboa), Maria Alexandre Lousada (CH-ULisboa), Ana Mónica Fonseca (CEI-ISCTE), Pedro Martins (IHC-FCSH/UNL) e Maria Inácia Rezola (Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril).

A Comissão Científica é composta por: Cristina Clímaco (Paris VIII), Fernando Martins (CIDEHUS-UE), Irene Vaquinhas (CHSC-FLUC), João Arriscado Nunes (CES-UC), João Paulo Avelãs Nunes (CEIS20-FLUC), José Manuel Lopes Cordeiro (CICS-UM), Luís Filipe Barreto (CH-ULisboa) , Luís Trindade (CEIS20-FLUC), Maria João Vaz (CIES-ISCTE), Nuno Estêvão Ferreira (CEHR-UCP), Nuno Gonçalo Monteiro (ICS-UL), Nuno Bessa Moreira (CITCEM-UP), Paulo Fontes (CEHR-UCP), Susana Serpa Silva (CHAM Açores).

MAIS INFORMAÇÕES | CALL FOR PAPERS