Seminário
"Juntaste povos de distante natureza". Confessionalização e Império no reinado de D. Manuel I

Ciclo de seminários: Spera Mundi. Cultura, Religião e Arte no Portugal Manuelino

24 de Novembro de 2021

17h30-19h00

Link de acesso https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81186907962

Organização: Armando Norte, Carlos Almeida,

Grupo de investigação: GI Culturas e Sociedades de Encontro

Descarregar cartaz

Participantes

Giuseppe Marcocci (Moderador)
Universidade de Oxford

Isabel dos Guimarães Sá (Conferencista)
Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho

José Alberto Tavim (Conferencista)
Centro de História da Universidade de Lisboa
 

 

Apresentação

No ano em que se assinala meio milénio sobre a morte do rei D. Manuel I, o Centro de História da Universidade de Lisboa, a EGEAC/Castelo de São Jorge, a Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, organizam um CICLO DE SEMINÁRIOS que pretende promover o debate em torno de aspetos ligados à cultura, à ciência, à religião e à arte no Portugal manuelino, tendo por horizontes os conceitos de encontro e desencontro.


A segunda sessão, que decorrerá no próximo dia 17 de novembro de 2021 (4.ª feira), às 17:30, em formato Online, contará com a presença da Doutora Isabel dos Guimarães Sá e do Doutor José Alberto Tavim, tendo por moderador o Doutor Giuseppe Marcocci - todos eméritos especialistas no tópico da confessionalização e império no reinado de D. Manuel I.


Tendo por mote a declaração inclusa na oração do embaixador veneziano Pietro Pasqualigo dirigida a D. Manuel, em 1501, «Juntaste povos de distante natureza», serão explorados, de forma livre e fluída, os processos de confessionalização no reino e no Império português, bem como os desafios impostos por contactos com mundividências, culturas e sociedades distintas, forjando dinâmicas, ora de conflito, ora de aproximação.