Congresso
11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos - Lisboa, 2 a 4 de Julho de 2020 | Trânsitos africanos no mundo global: História e memórias, heranças e inovações
28 de Maio de 2018
Desde 1991 e ao longo de dez edições, o Congresso Ibérico de Estudos Africanos (CIEA) constituiu-se como um espaço singular de encontro, partilha e questionamento sobre a produção académica ibérica e internacional no domínio dos Estudos Africanos. Na sequência do mandato que recebeu do 10º Congresso, realizado em Granada, em Fevereiro de 2018, o Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa), em associação com o Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA), do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) também da Universidade de Lisboa, anuncia a realização nos dias 2, 3 e 4 de Julho de 2020, na Faculdade de Letras, do 11º CIEA. Agendado para uma data sensivelmente a meio da Década Internacional de Afrodescendentes, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2013, o 11º CIEA adopta como lema: Trânsitos africanos no mundo global: história e memórias, heranças e inovações.
As diásporas africanas são, historicamente, processos constitutivos da modernidade e afirmam-se hoje como espaços de inovação cultural, de recriação e reinvenção identitária, mas também de resistência cívica e exigência democrática. Cada vez mais, o espaço público é tomado por debates em que as narrativas dominantes laudatórias do passado são interpeladas por activismos que reclamam o lugar de fala e desafiam práticas sociais e mecanismos institucionais de discriminação.
Ao declarar a Década Internacional dos Afrodescendentes, as Nações Unidas chamam a atenção para o facto de “milhões de seres humanos em todo o mundo” continuarem a “ser vítimas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerâncias várias, incluindo as suas manifestações contemporâneas, algumas das quais tomam formas violentas”. Essa realidade, sem prejuízo de expressões mais recentes, mergulha as suas raízes em processos, instituições, formas simbólicas e práticas sociais multiseculares, incluindo a escravização e o tráfico de escravos, cuja complexidade vem sublinhar o lugar central e fundador da História, em particular, na perspectiva da longa duração, para o campo dos Estudos Africanos.
Tendências recentes nos Estudos Africanos reflectem o predomínio de uma abordagem presentista das sociedades africanas e das suas diásporas. Abundam as pesquisas que cruzam diferentes metodologias e áreas disciplinares, mas em que se desvaloriza a dimensão tempo como variável crucial para a compreensão dos processos sociais. O registo temporal dominante centra-se no curto prazo e ordena-se segundo o eixo colonial/pós-colonial, instituindo uma cesura radical que, ao mesmo tempo, desconecta os factos sociais de cronologias e processos históricos inscritos na longa duração e contribui, involuntariamente, para reforçar visões da história de cunho evolucionista e dominadas pelo eurocentrismo. Só recolocando a diacronia no centro dos Estudos Africanos é possível dar conta dos processos de inovação que marcam o passado e o presente do continente africano.
Tópicos como a etnicidade e as criações e reconfigurações identitárias, os direitos humanos, o tráfico de pessoas, as questões de género, os conceitos e políticas de desenvolvimento, as transformações económicas, as múltiplas formas do exercício da autoridade e do poder político, a violência e a guerra, as alterações ambientais e os seus impactos, as inovações, as condicionantes e os sentidos e a natureza dos fluxos e cadências migratórias, as dinâmicas urbanas e os processos de apropriação do espaço, de par com a persistência e recrudescimento do racismo e da xenofobia, têm tudo a ganhar se a sua problematização, sem abdicar da natureza pluridisciplinar própria desta área de estudos, ponderar a espessura histórica dos processos sociais. Este é o desafio proposto ao 11º Congresso Ibérico de Estudos Africanos.