Voto de pesar
Museu Nacional do Rio de Janeiro
3 de Setembro de 2018
O Centro de História da Universidade de Lisboa, consternado com a notícia da destruição do Museu Nacional do Brasil em consequência de um incêndio que deflagrou na madrugada de dia 2 de Setembro último, manifesta o seu mais profundo pesar por esta perda trágica e irreparável para o conhecimento histórico, a ciência e a cultura. Com o desaparecimento das colecções à guarda daquele Museu Nacional, todo o mundo, além do Brasil, ficou mais pobre.
Nesta hora difícil para a comunidade científica e académica do Brasil, o CH-ULisboa expressa a sua solidariedade para com todos os colegas investigadores, professores e estudantes, aos técnicos e funcionários do Museu Nacional, comunidades e opinião pública em geral que, no Brasil, lamentam a perda deste património de valor inestimável e que reclamam do sentido de responsabilidade dos poderes públicos para com a salvaguarda do património cultural e o seu usufruto público, assim como a promoção da ciência e do conhecimento.
O CH-ULisboa coloca à disposição das instituições culturais, científicas e patrimoniais do Brasil todos os seus recursos, tendo em vista os esforços que venham a ser empreendidos no sentido de minorar o dano agora provocado.
A Direcção