FCT - Estímulo ao Emprego Científico (Concurso Individual) 4.ª Edição

8 de Janeiro de 2021

Prazo de candidatura na FCT | de 29 de Janeiro a 26 de Fevereiro

Prazo de apresentação da proposta no CH-ULisboa | 8 de Fevereiro

O Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) acolhe projectos de candidatura à 4.ª edição do Concurso Individual de Estímulo ao Emprego Científico da FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O CH-ULisboa é uma das mais antigas e experientes unidades de investigação dedicada às ciências históricas existentes em Portugal, com uma actividade de investigação dinâmica e inovadora desenvolvida por uma equipa de cerca de 300 investigadores integrados e colaboradores ligados a redes nacionais e internacionais de pesquisa. O CH-ULisboa tem acesso às melhores condições bibliográficas e arquivísticas em Portugal para a investigação histórica: i) pela proximidade ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) e à Biblioteca Nacional de Portugal (BNP); ii) pela existência da Biblioteca Central da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que é a melhor biblioteca universitária portuguesa especializada no domínio das ciências sociais e humanas, disponibilizando amplos recursos e bases de dados online; e iii) pelos vários centros de investigação da Faculdade e respectivas bibliotecas, que incentivam e apoiam a colaboração interdisciplinar e interdepartamental.

Para ser acolhido no CH-ULisboa, deve apresentar o seu projecto tendo em conta o Plano Estratégico e os grupos de investigação (Dinâmicas Imperiais; Estudos de Corte e Diplomacia; Culturas e Sociedades de Encontro; História Militar; Usos do Passado), bem como os termos estipulados na página da FCT e no Regulamento de Emprego Científico.

Será necessário enviar:

1. Resumo do plano de trabalhos (em inglês; máx. 5000 caracteres);
  2. Categoria (Júnior/Auxiliar/Principal/Coordenador);
  3. Curriculum vitae;
  4. Carta de motivação, explicando o trajecto científico dos últimos cinco anos e sua relevância (máx. 5000 caracteres);
  5. Publicações relevantes.

Para o endereço centro.his@letras.ulisboa.pt.

ATENÇÃO: Relembramos que as candidaturas são individuais, devendo ser submetidas pelo candidato na plataforma da FCT, devendo também o candidato ler a legislação relevante relativa ao concurso.