O CH-ULisboa na final do concurso 3 Minutos de Tese da Universidade de Lisboa

5 de Junho de 2024

A final da competição 3 Minutos de Tese – ULisboa de 2024 decorre no dia 6 de junho, às 17h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa. A entrada é livre, mediante inscrição. Os investigadores do Centro de História da Universidade de Lisboa Andreia Fontenete Louro e Marco Alexandre Ribeiro estão entre os 12 finalistas do concurso, com os respetcivos projectos de doutoramento:

Andreia Fontenete Louro

O meu projecto de doutoramento foca-se no estudo da possível relação entre o imaginário cultural do lobo e a conservação da espécie no território português. Através da análise e interpretação de documentos históricos, datados de 1220 a 1988, procuro fazer a distinção entre as particularidades do lobo efetivamente identificadas pela Biologia e as características mitológicas que ainda carecem de evidências científicas. Os meus objetivos são: perceber de que modo a imagem negativa do lobo foi sendo construída ao longo do tempo e se essa imagem pode ter tido impacto, ao longo da História, na conservação da espécie.

Marco Alexandre Ribeiro

Que consciência política poderia ter uma tecedeira ou um sapateiro em Portugal no fim da Idade Média? Contrariando ideias pré-concebidas de que estes seriam agentes históricos sem capacidade para o desenvolvimento de um espírito crítico perante o seu mundo, a sua realidade, pretende-se estudar o papel dos mesteirais em Portugal no período anterior e posterior à Revolução de 1383. Queremos perceber o seu nível de consciência política, as suas formas de participação na gestão da vida em comunidade e também os entraves que foram encontrando pelo caminho. Este projeto pretende escrever a história dos “vencidos”, daqueles de quem a História frequentemente se esqueceu ou ignorou, a nossa história!