Marco Alexandre Ribeiro é o 3.º classificado do concurso 3 Minutos de Tese da Universidade de Lisboa

7 de Junho de 2024

Ontem, 6 de Junho de 2024, a Universidade de Lisboa organizou no Museu Nacional de História Natural e da Ciência a etapa final dos 3 Minutos de Tese de 2024, uma iniciativa apoiada também pela FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e pelo jornal Público.

O projecto de doutoramento de Marco Alexandre Ribeiro, estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de História da Universidade de Lisboa, intitula-se «Os Mesteirais em Portugal: a construção de uma consciência política, 1367-1521» e é orientado pelos Professores Doutores Hermenegildo Fernandes (FLUL/CH-ULisboa), Luís Miguel Duarte (FLUP/CITCEM) e Joana Sequeira (Universidade do Minho/Lab2PT):

Que consciência política poderia ter uma tecedeira ou um sapateiro em Portugal no fim da Idade Média? Contrariando ideias pré-concebidas de que estes seriam agentes históricos sem capacidade para o desenvolvimento de um espírito crítico perante o seu mundo, a sua realidade, pretende-se estudar o papel dos mesteirais em Portugal no período anterior e posterior à Revolução de 1383. Queremos perceber o seu nível de consciência política, as suas formas de participação na gestão da vida em comunidade e também os entraves que foram encontrando pelo caminho. Este projeto pretende escrever a história dos “vencidos”, daqueles de quem a História frequentemente se esqueceu ou ignorou, a nossa história!

O CH-ULisboa congratula-se igualmente pela presença entre os finalistas da nossa investigadora Andreia Fontenete Louro e do seu projecto «"Animal feroz, astuto, carnívoro e muito daninho": a relação entre o imaginário cultural do lobo e a conservação da espécie (1220-1988)».

A gravação do evento encontra-se disponível ao público no canal de YouTube do jornal Público.