Programa de Voluntariado CH-ULisboa/NEH

O Centro de História da Universidade de Lisboa (CH-ULisboa) e o Núcleo de Estudantes de História (NEH) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) associaram-se para dar início a um programa de voluntariado destinado aos estudantes dos cursos de 1.º e 2.º ciclos de História da FLUL. Esta iniciativa propõe uma maior aproximação entre os estudantes e as actividades de investigação da Unidade de I&D, através da sua colaboração voluntária em diferentes tarefas de apoio à investigação realizada no CH-ULisboa e na sua divulgação. Neste espaço, os alunos poderão encontrar chamadas abertas para as diferentes tarefas/eixos de colaboração que se perspectivam mutáveis ao longo do tempo. A participação em qualquer uma das actividades pressupões a certificação da mesma.

Chamadas abertas

1 - Apoio a Eventos

O CH-ULisboa organiza dezenas de eventos científicos por ano lectivo. Este eixo de voluntariado permitirá aos alunos interessados colaborar na organização destes eventos, apoiando as comissão organizadoras em todas a dimensões logísticas e no contacto directo com oradores e públicos. [Fechado]

2 - Humanidades Digitais

O CH-ULisboa considera fundamental a transferência do conhecimento produzido pelos investigadores para a sociedade. O eixo das humanidades digitais compreenderá o apoio à captação, edição e disponibilização das gravações dos eventos científicos organizados pelo CH-ULisboa, bem como a participação nos processos de digitalização dos fundos bibliográficos e documentais do CH-ULisboa. O período de duração expectável das actividades é de 2 meses a partir de dia 20 de Maio de 2024. Chamada aberta até dia 10 de Maio de 2024 [Fechado].

2 - Biblioteca CH-ULisboa

Uma parte substancial da antiga biblioteca do CH-ULisboa encontra-se já depositada na Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Contudo, o CH-ULisboa ainda detém uma biblioteca própria de dimensão considerável, cujo conteúdo se pretende dar a conhecer e, em parte, digitalizar. O período de duração expectável das actividades é de 2 meses a partir de dia 20 de Maio de 2024. Chamada aberta até dia 10 de Maio de 2024 [Fechado].