Encontram-se abertas as candidaturas ao PIUDHist: Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global

21.02.2024

 

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) resulta de uma parceria entre cinco instituições universitárias portuguesas: o Instituto de Ciências Sociais e a Faculdade de Letras (ambos da Universidade de Lisboa), o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade de Évora. O programa teve início no ano letivo de 2008-2009 e foi reestruturado em 2013-2014, recebendo a qualificação de Doutoramento FCT até 2017-2018.

 

Em Portugal, o PIUDHist é o primeiro programa doutoral em História totalmente assente numa parceria inter-universitária. As instituições envolvidas partilham os seus recursos docentes, as suas instalações, as suas redes de contactos internacionais, os seus recursos bibliográficos, informáticos e outros, o que permite oferecer um programa de doutoramento verdadeiramente conjunto.

 

Através de acordos com universidades estrangeiras, garante-se a presença regular de historiadores de renome internacional, estimula-se a inscrição ou estágios temporários de estudantes oriundos de qualquer país do mundo, promove-se a mobilidade dos doutorandos e a sua formação num contexto internacional.

 

Os estudantes admitidos serão igualmente convidados, desde o primeiro ano, a inserirem-se nas linhas e projetos de investigação desenvolvidos nos laboratórios e centros de investigação das instituições parceiras (ICS-UL, CH-ULisboa, CEHC-IUL, CEHR-UCP, CIDEHUS-UÉ),.

 

Este Programa Doutoral desenvolve-se ao longo de quatro anos letivos, num total de 240 ECTS, distinguindo-se por incluir uma significativa componente letiva no 1º ano (seminários metodológicos, de especialidade e de projeto), além do trabalho de investigação, devidamente enquadrado pela orientação tutorial e por seminários de acompanhamento. Culmina com a obtenção do Grau de Doutor em História (documento único subscrito pelas 4 universidades). Com uma organização curricular inovadora, contempla quatro áreas de especialização definidas segundo um critério temático − dinâmicas sociais e estruturas políticas; instituições e desenvolvimento económico; impérios, colonialismo e pós-colonialismo; movimentos intelectuais e socioculturais – ultrapassando definitivamente a tradicional organização dos doutoramentos em História por especialidades vinculadas a períodos cronológicos. Favorece-se assim uma formação transversal e comparativa, articulada em torno de abordagens de média e de longa duração, que potencia a qualidade científica da formação e da investigação.

 

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História: mudança e continuidade num mundo global (PIUDHist) encontra-se aprovado e registado pela Direção Geral do Ensino Superior (R/B-Cr264/2008), com publicação no Diário da República, 2ª série, nº 154, de 12 de agosto de 2014.

 

Período de candidaturas para o ano letivo 2024/2025:

 

EDITAL 2024/2025 (versão PDF)

Early bird: 15 de janeiro a 26 de fevereiro de 2024

1.ª fase: 27 de fevereiro a 8 de abril de 2024

2.ª fase: 9 de abril a 30 de maio de 2024

Candidate-se aqui

 

Número de vagas em cada edição: 15

 

O PIUDHist está aberto a candidatos de qualquer nacionalidade. São admitidos como candidatos os titulares de grau de mestre ou equivalente legal na área de História ou de qualquer outra área das Ciências Sociais e Humanas, dando-se preferência aos candidatos com experiência e investigação em História. A título excecional, podem ser admitidos como candidatos os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal, desde que sejam detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante e que apresentem cartas de recomendação que demonstrem a sua capacidade para a realização deste ciclo de estudos doutorais.

 

O preenchimento do formulário de candidatura  ao PIUDHIST é feito online – Link para candidatura – e deve ser acompanhado da documentação solicitada:

 

A admissibilidade da candidatura é verificada pela Comissão Diretiva do PIUDHIST.