Investigadores Eméritos

SEPARADOR 1

António Borges Coelho

Historiador, professor, poeta e dramaturgo

Nascido em Murça (Trás-os-Montes), em 1928, foi na juventude um resistente antifascista. Além de jornalista, poeta e dramaturgo, é um historiador português incontornável. São de relevar os seus estudos sobre a Inquisição, área em que escreveu a sua tese de doutoramento, bem como a investigação desenvolvida sobre a presença muçulmana na Península Ibérica. Entre as suas obras, destaca-se o Portugal na Espanha Árabe. Foi professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e director do Centro de História.

SEPARADOR 2

António Dias Farinha

Historiador, professor

Licenciado em História pela FLUL (1962), em Árabe Literal e História e Geografia do Magrebe pela École Nationale des Langues Orientales Vivantes da Université de Paris-I Panthéon-Sorbonne (1968), e em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa (1980); doutorou-se em História pela Universidade de Lisboa (1990), com a tese Portugal e Marrocos no Século XV. Da sua obra, destacam-se os livros: História de Mazagão durante o Período Filipino (1970), Os Portugueses no Golfo Pérsico (1507-1538) (1991), Os Portugueses em Marrocos (1999).

SEPARADOR 3

João Medina

Historiador, professor e ensaísta

Nasceu em Lourenço Marques (Moçambique), em 1939. Licenciou-se em Filosofia, na Universidade de Lisboa, e doutorou-se em Sociologia, na Universidade de Estrasburgo. Foi professor nas universidades de Aix-en-Provence, Pisa, Colónia, Johns Hopkins e Brown. Marcam a sua produção bibliográfica os estudos sobre Eça de Queirós e a Geração de 70.

SEPARADOR 4

José Nunes Carreira

Historiador, professor e hebraísta

Natural de Alburitel (Ourém, 1934), licenciou-se em Teologia, pela Universidade Gregoriana de Roma (1960), e em Ciências Bíblicas e Orientais, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1963). Leccionou na Universidade Católica Portuguesa, na Universidade dos Açores e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde fundou o Instituto Oriental. É autor de diversas obras no campo da história e das civilizações pré-clássicas.

SEPARADOR 5

Luís Manuel Araújo

Historiador, professor

Licenciou-se em História, na FLUL, em 1980, onde ingressou como Assistente Estagiário na em 1987. Em 1998, doutorou-se com a tese Estatuetas Funerárias Egípcias da XXI Dinastia: 1070-945 a.C. São mais de uma centena as publicações científicas de Luís Manuel de Araújo, delas destacando-se: Eça de Queirós e o Egipto Faraónico (1987); Mitos e Lendas do Antigo Egipto (2005); Arte Egípcia. Coleção Calouste Gulbenkian (2015); Erotismo e Sexualidade no Antigo Egito (2012); Os Grandes Mistérios do Antigo Egito (2017). Destaque-se ainda a coordenação do Dicionário do Antigo Egipto (2001).

SEPARADOR 6

Manuela Mendonça

Historiadora, professora

Licenciou-se em História na FLUL, em 1978; doutorando-se em 1990, com a tese D. João II: Um Percurso Humano e Político nas Origens da Modernidade em Portugal e a tese complementar sobre D. Jorge da Costa, Cardeal de Alpedrinha, sendo já docente da faculdade. Em 8 de Outubro de 1990, tomou posse como Subdirectora-Geral dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, tendo mantido esse cargo até 14 de Fevereiro de 1996. Em Janeiro de 2004, foi eleita Secretária-Geral da Academia Portuguesa da História, exercendo o cargo até Janeiro de 2006, quando foi eleita Presidente da Academia Portuguesa da História, função que ainda mantém.

SEPARADOR 7

Maria do Rosário Themudo Barata

Historiadora, professora e música

Nasceu em Lisboa (1944) e além da academia, dedicou-se também à música, tendo concluído o curso de piano no Conservatório Nacional de Lisboa (1964). Licenciou-se em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1966), e doutorou-se em 1984 com a tese As Regências na Menoridade de D. Sebastião. Elementos para Uma História Estrutural. A sua intensa actividade académica incide na área da história moderna.