Congresso Internacional
As Consciências Religiosas perante o Colonialismo: Vivências e Legados

17-19 de Janeiro de 2024 | Anf. IV (A202)

E-mail: religcolon24@mail.comcentro.his.edicoes@letras.ulisboa.pt

Organização | Augusto Nascimento (CH-Ulisboa), Eric Morier-Genoud (Queen's University Belfast), Magdalena Bialoborska Chambel (CH-ULisboa) e André Morgado (secretariado) (CH-ULisboa)

Instituições promotoras | Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos Internacionais Iscte-IUL, Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Instituto de História Contemporânea-NOVA FCSH e Queen's University Belfast com o apoio da Comissão para a Comemoração dos 50 Anos do 25 de Abril

Link para assistência por videoconferência | https://videoconf-colibri.zoom.us/j/97145927911?pwd=TkZGS2RXVmpGRzB4RnZuZzVnVGovUT09

Website do Congresso | Programa | ResumosDescarregue o cartaz

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 17 e 19 de janeiro de 2024, o Congresso Internacional As Consciências Religiosas perante o Colonialismo: Vivências e Legados.  Organização do Centro de História da Universidade de Lisboa, tendo como instituições promotoras: Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos Internacionais do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa, Centro de História da Universidade de Lisboa, Instituto de Estudos Sociais e Económicos, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e Queen’s University Belfast.

Este congresso internacional visa, entre outros objetivos, lembrar e dar conhecer aqueles que, por imperativo da sua consciência, levantaram a sua voz contra a desumanidade do colonialismo. Pretende, igualmente, avaliar o peso político e social das heranças religiosas no rumo das sociedades outrora colonizadas, mormente nas africanas.

CALL FOR PAPERS (Encerrado)

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, entre 17 e 19 de janeiro de 2024, o Congresso Internacional As Consciências Religiosas perante o Colonialismo: Vivências e Legados. Procura-se, entre outros objetivos, lembrar e dar conhecer aqueles que, por imperativo da sua consciência, levantaram a sua voz contra a desumanidade do colonialismo. Pretende-se, igualmente, avaliar o peso político e social das heranças religiosas no rumo das sociedades outrora colonizadas, mormente nas africanas. Aceitam-se propostas que desvendem a multiplicidade das vivências religiosas no quadro colonial e/ou que avaliem as heranças religiosas na evolução política do pós-independência.

Enviar propostas em formato DOCX, 180–200 palavras, para o email: religcolon24@mail.com.
Data-limite: 21 de Outubro de 2023.