Seminário
Vidas, narraciones y materialidades en el Siglo de Oro español: del Pícaro al Ingenioso Hidalgo

Ciclo de Conferências História e Literatura

27 de Outubro de 2022

Sala B112.D | 17:00 (Presencial), transmissão via Zoom

Página do ciclo

Organização: Centro de História da Universidade de Lisboa
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa

A inscrição é gratuita.Envie o seu pedido de inscrição para historialiteratura@letras.ulisboa.pt juntando as seguintes informações: nome completo; filiação institucional; email; modalidade de assistência

Sobre o ciclo

Faz hoje todo o sentido ser fiel ao espírito das Humanidades, contrapondo à vertigem da especialização o desejo de articular campos de conhecimento. Assim, que frutos resultam do diálogo entre literatura e história? Que problemas envolvem essa aproximação? Que relações estimula? De que modo se ocupam das acções humanas? Qual é o papel que a narrativa desempenha nestes domínios? É a partir destas e de outras questões que o Ciclo de Conferências História e Literatura pretende fomentar o debate e reforçar a consciência crítica acerca do que é um horizonte cultural e da maneira como esse horizonte condiciona a capacidade de ler, interrogar e pensar ao longo do tempo.
O Ciclo contará com quatro conferências públicas anuais de académicos nacionais e internacionais e todas as sessões terão lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Esta é uma iniciativa conjunta do Centro de História da Universidade de Lisboa, do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.

Conferências 2022-2023

Conferência I

Fernando Bouza Álvarez
Universidad Complutense de Madrid

Nota: as restantes conferências e conferencistas serão oportunamente apresentados na página web.

Coordenação geral

José Damião Rodrigues (CH-ULisboa)

João Dionísio (CLUL)

Isabel Almeida (CEC)