Sessão teórico-prática
Fontes documentais em meios digitais: edições e glossários

7 de Junho de 2022

14h30-16h30, ZOOM

Link de acesso https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87887126709?pwd=amFyMXdJa0l4VUY1NTZ4NGdUc2h1dz09

ID: 878 8712 6709 | Pass: 877503

Organização: projecto iForal

Com a participação de:

O projecto iForal promoverá uma sessão teórico-prática sobre edições críticas electrónicas, a propósito dos trabalhos em curso sobre forais régios portugueses (séculos XII a XV). A primeira parte da sessão, a cargo de Elsa Pereira, deter-se-á no conceito de edição académica digital e na importância das etapas de modelação e planeamento em projetos desta natureza. Depois de dissecar o conceito nas suas várias componentes (“edição”, “académica” e “digital”), procurar-se-á caracterizar o paradigma digital de edição em termos teóricos e metodológicos, evidenciando algumas vantagens, mas também riscos e dificuldades associados a estas abordagens. A segunda parte da sessão, a cargo de João Paulo Silvestre, dará a conhecer alguns exemplos de glossários electrónicos elaborados sobre documentação histórica, revelando os seus processos de edição. Pretender-se-á, de seguida, explorar e debater as possibilidades de construção de um glossário sobre a documentação em estudo no projecto iForal. Esta sessão será em formato virtual (via ZOOM), e é dirigida, especialmente, a historiadores com interesse na área da edição electrónica de fontes documentais.

iForal. Forais medievais portugueses: uma perspectiva histórica e linguística na era digital (FCT - PTDC/HAR-HIS/5065/2020), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Centro de História da Universidade de Lisboa)

João Paulo Silvestre
UAveiro