Os portugueses de Hamburgo: Metodologias e Problemáticas na Investigação de uma Comunidade | Seminários CH-ULisboa - Judeus na Diáspora

20 de Abril de 2017

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 10.2, 11 de Maio de 2017, 18:00

O que distingue a comunidade judaico-portuguesa de Hamburgo de todas as restantes da diáspora sefardita? Quais as forças motrizes que conduziram a sua história e como respondeu esta às suas condicionantes culturais e geopolíticas do seu tempo?

Pretende-se no presente trabalho expor algumas das mais relevantes problemáticas em torno da história da comunidade judaico-portuguesa de Hamburgo durante o século XVII. Para o efeito, serão especialmente consideradas as temáticas que se centram no seu processo de integração, relações com comunidades locais, construção da identidade comunitária e autopercepção, na tentativa de entender as circunstâncias em que esta comunidade desenvolveu a sua vida cultural e socio-religiosa.