2018 A história em debate | História ensinada

Faculdade de Letras de Lisboa, 14 de Fevereiro de 2019, Sala Virigínia Rau (instalações CH-ULisboa) das 17:30 às 20:00

O ofício da história na sua relação com o espaço público e com outras disciplinas tem sido pouco debatido em Portugal. Propõe-se uma reflexão alargada sobre os desafios suscitados pela mundialização e pela hiper-modernidade sobre teorias e práticas da história: a complexa relação com outras ciências sociais e humanidades, as tendências que se afirmaram desde os anos 70-80 do século passado e os problemas da sua comunicação pública – incluindo o ensino - num tempo em que domina a pressão do imediato.

IV. História ensinada
o Estado e a formação de cidadãos
a universidade e a formação de professores
questões curriculares – produtivismo e práticas de ensino