Terceiro Ciclo de Conferências – Seminário Os Judeus em Portugal e na Diáspora | Seminários CH-ULisboa | As Judiarias da Lisboa Medieval: génese e evolução urbana

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 28 de Fevereiro de 2019, Sala 5.2, às 18:00

A comunidade judaica tem uma presença milenar na cidade de Lisboa. Durante a época medieval esta comunidade concentrou-se em determinados pontos da cidade, tendo sido mais tarde segregada para judiarias. As judiarias de Lisboa apresentam morfologias urbanas muito diferentes, facto que se explica com a génese de cada uma destas estruturas. Nesta comunicação abordaremos a origem e forma urbana das três judiarias que existiram em Lisboa: a judiaria Grande/Velha, a Judiaria Pequena/Nova e a Judiaria de Alfama. Cada um destes espaços teve uma origem particular com causas específicas, que esclarecem as suas diferentes formas urbanas.

Manuel Fialho Silva é investigador do Gabinete de Estudos Olisiponenses, um equipamento da Câmara Municipal de Lisboa, e investigador integrado do Centro de História do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. As suas áreas de interesse convergem entre a História do Urbanismo, História Urbana e a História Medieval com especial foco na cidade de Lisboa. A sua tese de doutoramento defendida em 2017 na Universidade de Lisboa intitula-se: Mutação Urbana na Lisboa Medieval: das Taifas a D. Dinis.