Mesa redonda | Guerra da Tríplice Aliança: identidades provinciais e nacionais no Império do Brasil

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 25 de Fevereiro de 2019, Sala Virgínia Rau (CH-ULisboa), às 18:00

Grupo de investigação | Usos do Passado

A Guerra da Tríplice Aliança ou Guerra do Paraguai, de 1864 a 1870, foi o maior conflito militar do continente americano. O Império do Brasil, a Confederação Argentina e o Estado Oriental do Uruguai se aliaram e venceram a República do Paraguai num confronto que resultou na virtual destruição deste país. Comumente a historiografia dos três países vencedores atribui ao esforço de guerra contra um inimigo externo um papel facilitador na formação das respectivas identidades nacionais. O objetivo desta Mesa Redonda é discutir a questão no que se refere ao Império do Brasil.

Mesa redonda com:
César Guazelli (Univ. Rio Grande do Sul)
Vitor Izecksohn (Univ. Federal do Rio de Janeiro)