Seminários CH-ULisboa | História de África | “And Then There Were None”: Africanos no Hospital Colonial de Lisboa

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 3 de Abril de 2019, Sala 5.2, às 18:00

Sílvio Marcus de Souza Correa
Universidade Federal de Santa Catarina e CIUHCT-Universidade de Lisboa

Sob um título manuscrito [“Photographias dos Pretos”], um envelope nos arquivos do Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa contém dez retratos de africanos. Eram indivíduos acometidos pela então chamada “doença do sono” e enviados para a metrópole para tratamento. Acontece que naquela altura não havia cura. Mesmo passado um século da realização dessas fotografias, elas perturbam o observador pela possibilidade de “observar pessoas que sabem ter sido condenadas a morrer” (Sontag, 2015: 62). O destino desses dez homens foi o mesmo de dezenas de outros africanos internados no Hospital Colonial. Suas histórias de vida contam também a história de uma instituição hospitalar e da medicina tropical em Portugal das primeiras décadas do século XX.