Fontes documentais em História Moderna e da Expansão: Pistas e problemáticas | Seminários CH-ULisboa | Encontro com as Fontes

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 27 de Março de 2019, Sala B1 (Biblioteca), às 16:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Grupo de Investigação Culturas e Sociedades de Encontro

Documentos escritos ou orais, imagens, objectos são alguns dos vestígios do passado que o historiador elege como fontes. Da interpretação que cada historiador faz das suas fontes, nasce uma História, que se reajusta continuamente a cada nova interpretação, a cada novo testemunho. O Seminário do Centro de História 'Encontro com as fontes' reflectirá sobre o momento do trabalho do historiador em que a fonte se elege, se indaga e se interpreta. Da partilha de horizontes interpretativos e de mundividências diversas, pretende-se que o encontro com as fontes revele novas leituras, confluências inesperadas, e um renovado interesse pela dimensão heurística do trabalho historiográfico.

O presente seminário é organizado por Maria Leonor García da Cruz e Maria de Deus Beites em Manso, em coordenação com o Centro de Investigação em Ciência Política (UÉ/UMinho).