2018 A história em debate | História, tempo presente, múltiplas temporalidades

​Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 11 de Abril de 2019, Sala Virgínia Rau (instalações do CH-ULisboa), das 17:30 às 20:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa | Grupo de Investigação Usos do Passado

O ofício da história na sua relação com o espaço público e com outras disciplinas tem sido pouco debatido em Portugal. Propõe-se uma reflexão alargada sobre os desafios suscitados pela mundialização e pela hiper-modernidade sobre teorias e práticas da história: a complexa relação com outras ciências sociais e humanidades, as tendências que se afirmaram desde os anos 70-80 do século passado e os problemas da sua comunicação pública – incluindo o ensino - num tempo em que domina a pressão do imediato.

V. História, tempo presente, múltiplas temporalidades
história, política, cidadania
pluralidade de modelos e relativismo: crise?
funções sociais e culturais da história
peso crescente da história contemporânea
história global, história transnacional, micro-história

Mesa-redonda com José Guedes de Sousa (U. Lisboa - CH) e José Neves (U. Nova de Lisboa - IHC)