Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 16 de Maio de 2019, Sala 5.2, às 18:00

Entre os anos de 1774 e 1813, Portugal concretizou todo um projecto de aproximação às realidades políticas do Islão magrebino. Iniciada com o Tratado Luso-Marroquino de 1774 entre o rei D. José e o sultão Mohammed Ben Abdallah e coroada com o Tratado de Paz com a Regência de Argel no ano de 1813, a abordagem portuguesa, naturalmente inserida na conjuntura internacional do último quartel do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX, teria sido inviável sem a mediação dos judeus sefarditas instalados no Ocidente do Mediterrâneo. Esta comunicação pretende assim analisar a intervenção das comunidades judaicas de Argel, Gibraltar e Marrocos nas negociações diplomáticas e empréstimos financeiros que conduziram ao resgate de cativos e à efectivação da paz com os principais poderes magrebinos.

​​Jorge Afonso é doutor em História dos Descobrimentos e da Expansão e Investigador Integrado do Centro de História da Universidade de Lisboa. O seu trabalho incide fundamentalmente no estudo das relações do Islão magrebino com Portugal. Actualmente centra a sua atenção na História de Marrocos (Dinastia Alauíta) e na importância desta nas opções geopolíticas do reino português. Estuda também as comunidades judaicas magrebinas, o corso das regências berberescas e o quotidiano dos cativos portugueses nos banhos da Regência de Argel em finais de Setecentos e primeiras décadas de Oitocentos. Publicou vários artigos e efectuou diversas comunicações sobre estas matérias.