XIV Jornada do Grupo Investigação “Estudos de Corte e Diplomacia”: Nobreza, concelhos e coroa: que articulação no período medieval?

18 de Setembro de 2019 | Sala 2.13

A XIV Jornada do Grupo Investigação “Estudos de Corte e Diplomacia” do Centro de História da Universidade de Lisboa ­– Nobreza, concelhos e coroa: que articulação no período medieval? – a ocorrer no próximo dia 18 de Setembro de 2019 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, visa reflectir sobre os poderes que tinha cada sujeito do tema enunciado e a forma como os articulavam entre si. Ou seja, até onde ia a esfera de actuação de cada um deles e se ela dependia do sancionamento dos outros. Imaginando um jogo para esta sociedade medieval, qual era o papel de cada um e em particular o da coroa: árbitro, juiz, peão? A mesa-redonda – “O rei, a rainha e o reino: que articulação de poderes?” – alargará este debate ao lugar das consortes junto do rei (parceria, colaboração, oposição, alheamento?) e estendê-lo-á a outros exemplos além fronteiras, atendendo à mobilidade da sociedade medieval.