Seminários CH-ULisboa - Encontros com as Fontes "Bāb al-Khalīfa ou A Porta do Califa: uma ‘Sublime Porta’ omíada?"

FLUL, 16 de Outubro | Sala B.3

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa

A terminologia latina continua a ter um papel normativo na representação das cortes não ocidentais, estabelecendo conceitos que pouco se adaptam a cronologias e tradições com as suas próprias dinâmicas e especificidades, como é o caso das ‘cortes’ muçulmanas.
O conceito Bāb al-Khalīfa, literalmente A Porta do Califa, é um dos conceitos mais emblemáticos para nomear o palácio e a sua sociedade, usado nas fontes que se debruçam sobre o al-Andalus califal omíada, devendo ser problematizado e integrado em tradições semitas, bizantinas e persas, que extravasam os conceitos idealizados para as cortes ocidentais.

Elsa Fernandes Cardoso é investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa e bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, encontrando-se actualmente a preparar a sua dissertação sobre o cerimonial omíada califal de Córdova, adoptando uma perspectiva comparada com as cortes abássida, fatímida e bizantina (sécs. X-XI).