Seminários CH-ULisboa | O reformismo bourbónico em exame.Entidade e objectivos das reformas bourbónicas na América Espanhola

FLUL, Sala Virgínia Rau | 18 de Dezembro de 2019 | 18H

O reformismo bourbónico em exame. Entidade e objectivos das reformas bourbónicas na América Espanhola
Na segunda metade do século XVIII, especialmente durante o reinado de Carlos III, e como consequência do grande aumento dos custos da monarquia espanhola devido à sua participação nas guerras na Europa e América, e ao crescimento da Marinha Real, os técnicos ilustrados do aparelho do Estado bourbónico projectaram e executaram um conjunto de medidas para lidar com essa situação.
Isso afectou fortemente o mundo americano, na medida em que acabou sendo transformado na grande bolsa da monarquia, tornando-se, de um conjunto de reinos ou províncias ultramarinas, num espaço colonial que devia ser explorado para se obter os recursos necessários para a manutenção do Estado, bem como um mercado exclusivo de produtos peninsulares. O reformismo bourbónico era, portanto, e fundamentalmente, um conjunto de medidas fiscais, mas também de racionalização da administração, aplicadas em toda a monarquia espanhola e que colocou nas colónias americanas o eixo central de suas acções. Foram criados novos impostos que afectaram um número maior de sectores sociais, os seus sistemas de colecta foram aprimorados, novos mecanismos e ferramentas técnicas foram estabelecidos para melhorar as produções agrícolas e de mineração, novas instituições governamentais e de controle político foram criadas, melhorou-se e expandiu-se o sistema defensivo para evitar depredações de outras potências europeias, a Igreja foi controlada, tornando-a mais dependente da autoridade real, entre outras medidas. Para tal, foi necessário negociar e acordar essas reformas com as elites americanas locais, oferecendo-lhes uma maior participação nos jogos económicos dos intercâmbios, melhorias nas suas considerações nas hierarquias sociais e estamentos coloniais, garantindo-lhes primazia e privilégios ... em suma, repensando e reformulando o pacto colonial, estabelecido no final do século XVI após a conquista, entre vassalos e monarca. A transcendência de tudo isso diante das independências americanas é uma questão de acentuada importância.
Professor Doutor Juan Marchena Fernández. Universidade Pablo de Olavide, Sevilha.