Workshop | O Estudo das Religiões em África Questionamentos conceptuais, desafios metodológicos

Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL, Sala C104 , Edifício II, 22 de Fevereiro de 2018, 14:00-18:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa, Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa

Descarregar cartaz

O estudo do campo do religioso em África comporta inúmeros desafios conceptuais e metodológicos tanto pelas múltiplas formas que o estruturam, quanto pelo caráter particularmente plástico dos sistemas religiosos designados, de forma apressada, mas heuristicamente conveniente, como autóctones ou locais.
O confronto histórico com modelos religiosos de feição proselitista, assim como as dinâmicas sociais endógenas, criaram um universo complexo de múltiplas pertenças e hibridismos em permanente recomposição e recriação. Diferentes movimentos diaspóricos geraram processos de reconstrução e reinvenção identitária cujos efeitos não deixam de ecoar no espaço africano. Formas de autoridade emergiram, desafiando antigas fontes de legitimação e questionando os limites rígidos que as ciências sociais e humanas tendem a traçar entre diferentes esferas da vida social.
Este workshop pretende, por um lado, debater, o alcance operatório, em situações africanas, de conceitos centrais, nas Ciências Sociais e Humanas, para o estudo das religiões e, por outro, inventariar problemas de natureza metodológica advindos da permanente recomposição e recriação do campo do religioso em África.

Organizadores: Carlos Almeida, FLUL/CH-UL; Eduardo Costa Dias, ISCTE-IUL/CEI-IUL; Joao Ferreira Dias, CEI- IUL

Participantes (activos): Ambra Formenti – ICS; Ana Stela Cunha - CRIA, FCSH-UNL; Carlos Almeida – CH-FLUL; Manuel João Ramos – CEI-IUL; João Figueiredo – CEIS-UC; Francisco Freire - CRIA, FCSH-UNL; João Ferreira Dias CEI-IUL; Eduardo Costa Dias – CEI-IUL