Temas de Teoria da História | Seminários CH-ULisboa |Em Torno do Estatuto da História da Ciência | Padrões das Historiografias Europeias: para um modelo da História do Historiar

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Instalações do CH-ULisboa, Sala Virgínia Rau, 15 e 22 de Março de 2018, 18:00

Em Torno do Estatuto da História da Ciência
Luís Filipe Barreto

Dos termos História e Ciência. História da Ciência e/ou Histórias das Ciências: Pluralidade e Unidade na história da (s) Ciência (s). Correlações com a histórias do Conhecimento, Informação, Técnicas, Conceitos, Ideias, e com a Sociologia Histórica, Epistemologia, etc. Questões em História das Ciências Sociais e História das Humanidades.

Padrões das Historiografias Europeias: para um modelo da História do Historiar
Luís Filipe Barreto

As regras do conhecimento histórico também são históricas: formam-se e variam no tempo e no espaço. Existe alguma lógica de constituição e de que tipo na História do Historiar? Hipóteses para um modelo mais global da constituição histórica do historiar dos europeus, e para um modelo mais específico, o do historiar cultural dos Europeus (s. XVIII-XX). A constituição aberta da história do historiar em conexão com as histórias das Humanidades, da Filologia, das Ciências Sociais, a história das Relações Transculturais, etc.

6 Out. 2021
Black and White Gladiators: Hollywood Reflects American Culture
Martin M. Winkler
George Mason University, Virginia