Seminários CH-ULisboa | História Antiga | O que há no vaso? A cerâmica como fonte para o estudo da sociedade e cultura gregas na Antiguidade

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Anfiteatro I, 13 de Março de 2018, às 10:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa​

Descarregar Cartaz

Descarregar Caderno de Resumos

Me. Lidiane Carderaro*
Doutoranda em Arqueologia Clássica
Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP)

Esta conferência propõe apresentar aspectos técnicos e interpretativos do estudo da cerâmica grega, de modo a expor diferentes possibilidades de abordagem para a fonte material. A partir da abordagem interpretativa da iconografia, será mostrado como esses estudos podem contribuir para a compreensão da sociedade grega antiga e de aspectos culturais que a permearam ao longo de sua existência, enfatizando as mudanças, sobretudo estilísticas, que caracterizam as diversas produções cerâmicas, distintas temporal e espacialmente. Para tanto, levamos em consideração dois aspectos muito característicos da cultura grega, a Mitologia e a Música.
Assim, ao tentar responder “O que há no vaso?”, veremos que a cerâmica grega nos permite inúmeras respostas, dependendo do olhar que se dá a ela. Das suas características técnicas de fabricação, o próprio conteúdo que armazenava, à interpretação de sua iconografia, cada vaso é uma rica fonte de informações sobre diversos aspectos socioculturais do que conhecemos por Grécia Antiga.

* Bacharel em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo; Especialista em Estudos Clássicos pela Universidade de Brasília; Mestre em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra; Mestre em História Antiga pela Universidade Federal de Pelotas; Doutoranda em Arqueologia pela Universidade de São Paulo. Com trabalhos na área de Arqueomusicologia, pesquisa a iconografia de músicos mitológicos na cerâmica grega e italiota.