Medicina e colonialismo: encontros e confrontos em terras coloniais portuguesas (Angola e Moçambique): um projeto de longo curso

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 4 de Abril de 2018, Sala 5.2, 18:00

Valdemir Zamparoni
Universidade Federal da Bahia

O que se apresentará são as linhas estruturantes de um projeto de longo curso acerca da presença e expansão da medicina ocidental (não só a biomedicina) em terras coloniais de Angola e Moçambique, onde predominavam outras práticas de cura, com ênfase nos encontros e confrontos entre estas práticas fundadas em bases e universos culturais distintos. De um lado a medicina ocidental e seus métodos “científicos”, cuja expansão e presença esteve apoiada no aparato discursivo e nos meios efetivos do imperialismo; e de outro, as práticas de cura das populações africanas, depois colonizadas, ancestralmente transmitidas e ancoradas em cosmogonias próprias. Pretende-se perceber não só hibridismos em práticas e discursos de cura, mas, sobretudo, desvendar os olhares dos “indígenas” em relação à medicina ocidental e dos agentes desta em relação aos saberes e práticas de cura daqueles.

Valdemir Zamparoni: Graduado em História pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em História Social pela mesma Universidade (1998) e Pós-Doutoramento pela Universidade de Lisboa (2008-9). Professor Titular atuando junto ao Programa de Pós-Graduaçao em História e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos, do qual foi coordenador (2013-15), no Centro de Estudos Afro-Orientais, ambos da Universidade Federal da Bahia, Professor dos Mestrados em História da África e de Angola na Universidade Agostinho Neto (Angola) 2008/9; Professor do Doutoramento em História da África Contemporânea da Universidade Pedagógica (Moçambique), 2017-; membro do conselho editorial de várias revistas. Parecerista ad hoc da CAPES, CNPq, FAPESP e outras agências de fomento. Ensina e orienta em nível de Mestrado e Doutorado, no Brasil, Angola e Moçambique. Tem experiência na área de História, Antropologia, Teoria e Metodologia da Investigação, com ênfase em Estudos Africanos, atuando principalmente nos seguintes temas: África, Angola, Moçambique, colonialismo, racismo, gênero, ideologia, medicina e práticas de cura.