Segundo Ciclo de Conferências – Seminário Os Judeus em Portugal e na Diáspora | Seminários CH-ULisboa |Sob suspeita: judeus portugueses das Antilhas nos arquivos de Sua Majestade

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 5.2, 12 de Abril de 2018, às 18:00

Ana Rita Leitão
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Perante a suspeita da manutenção de relações comerciais à revelia das ordens régias, a Coroa inglesa vigiou as rotas de navegação de embarcações vindas ou destinadas à Holanda por conta de judeus. Entre os bens das embarcações apresadas, figuram, nomeadamente, dezenas de cartas redigidas em português e espanhol, fazendo prova da qualidade das relações mantidas por judeus. Através destes registos é possível entrever a existência de sociabilidades estrategicamente distribuídas: de um lado, os colonos posicionados abaixo da linha do Equador, numa área das Sete Províncias das Índias Ocidentais; do outro, familiares e parceiros de negócio, situados nos principais portos e centros de atividade financeira e mercantil no Atlântico Norte.

Ana Rita Leitão: É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, Mestre em Língua e Cultura Portuguesa e doutorada em História (FLUL), na especialidade de História e Cultura do Brasil. Docente profissionalizada, atualmente leciona em cursos de português para estrangeiros na mesma instituição de ensino onde fez toda a sua formação académica. Fez pós-doutoramento em História no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, no âmbito do projeto Post Scriptum, com bolsa do European Research Council. Dedica-se ao estudo da educação, cultura escrita e missionação no contexto do Brasil colonial e da atuação missionária em meio ameríndio. Tem ainda aprofundado as práticas informais de comunicação escrita em processos judiciais, particularmente na modernidade portuguesa e em comunidades judaicas na diáspora.