Workshop | A Universidade de Lisboa e os studia humanitatis: enquanto o estudo se não mudar

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala B1 (Biblioteca), 19 de Abril de 2018, às 15:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa

Descarregar Cartaz

Descarregar Programa

A transferência definitiva da Universidade de Lisboa para Coimbra em 1537 tem sido sobretudo abordada como um momento de ruptura, de abertura do universo académico luso à influência dos studia humanitatis e de aproximação dos seus curricula às inovações humanísticas implementadas nas universidades italianas e noutras universidades europeias. À sombra de uma corte já estimulada pelas litterae humaniores, o período imediatamente anterior da história da universidade portuguesa, menos estudado e conhecido, tem sido frequentemente caracterizado, de forma redutora e simplificada, como um momento da luta contra as trevas da barbaries escolástica.

O colóquio “Enquanto o estudo se não mudar”, o primeiro de uma série de workshops organizados pelo Centro de Estudos Clássicos e pelo Centro de História da Universidade de Lisboa que pretendem explorar as relações entre a Universidade de Lisboa e os studia humanitatis, procurará reconsiderar este panorama geral à luz de novas investigações financiadas e em curso, de natureza historiográfica e filológica, relativas às relações entre a Universidade de Lisboa e o humanismo áulico nas cortes de D. João II e D. Manuel I.