Desertificação e mudanças no uso do território no último século em Portugal | 2º Ciclo de Conferências - História Ambiental - História do Clima| Seminários CH-ULisboa e UNIARQ

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 19 de Abril de 2018, Sala 10.2, 12:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; UNIARQ

Descarregar cartaz

O Centro de História da Universidade de Lisboa e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa promovem um seminário conjunto sobre História do Ambiente e História do Clima, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas actuais deste campo de estudos. Valoriza-se a transversalidade dos temas e a abordagem interdisciplinar considerando quer a forma como os diferentes factores ambientais e o clima moldaram o desenvolvimento e crescimento das civilizações em todo o mundo, quer o modo como essas civilizações atuaram/atuam, alterando o meio ambiente em que se inscrevem. Perspetivando a estruturação de uma linha de investigação em História Ambiental, e em articulação com o programa da unidade curricular de História do Clima, este seminário oferece tanto a especialistas como a jovens investigadores, nacionais ou internacionais, a oportunidade para refletir sobre os desafios da História Ambiental e da História do Clima, discutir perspetivas historiográficas e apresentar pesquisas em curso.

Lúcio do Rosário: Licenciado em Estatística e Gestão de Informação, (ISEGI/UNL), com uma Pós-graduação em Georrecursos (IST/UL). Integrou os Serviços Florestais em outubro de 1970 e, actualmente, é Técnico Superior do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas em serviço no Divisão de Assuntos Internacionais e Estratégicos do ICNF. Desde abril de 2007, é o Ponto Focal Nacional da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação nos Países Afectados por Seca Grave e ou Desertificação.