Segundo Ciclo de Conferências – Seminário Os Judeus em Portugal e na Diáspora | Seminários CH-ULisboa | Comerciantes judeus de Marrocos e Gibraltar no arquipélago de Cabo Verde (1860 – 1900)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 2.13, 3 de Maio de 2018, às 18:00

Ângela Sofia Benoliel Coutinho
IPRI / Universidade Nova de Lisboa e no CEIS20 – Universidade de Coimbra

A partir de 1860 e até finais do século XIX, cerca de uma centena de judeus marroquinos e de Gibraltar viveram ou permaneceram durante alguns anos no arquipélago de Cabo Verde, então colónia portuguesa.
Tratando-se de comerciantes, alguns acompanhados das suas esposas, interrogamo-nos acerca das motivações desta presença e dos factores que terão ditado a fixação de um certo número de entre eles, que aí constituíram família, não tendo regressado aos seus países de origem.
Para responder a estas perguntas procurar-se-á caracterizar este grupo heterogéneo e as suas vivências no arquipélago, reconstituindo as suas trajectórias relativamente aos seguintes aspectos: os locais onde nasceram; os diferentes períodos em que chegaram a Cabo Verde e às ilhas/concelhos onde se instalaram; a sua mobilidade entre as ilhas, no Mediterrâneo e no Atlântico, revelando as redes comerciais sobre as quais se apoiou a sua actividade económica; os negócios aos quais de dedicaram.

Ângela Sofia Benoliel Coutinho: é investigadora no IPRI / Universidade Nova de Lisboa e no CEIS20 – Universidade de Coimbra. Obteve o doutoramento em História da África Negra Contemporânea pela Universidade de Paris I – Panthéon ‑ Sorbonne, em 2005. De 2001 a 2003 leccionou na Universidade de Paris X – Nanterre University, em França. De 2004 a 2007 ensinou em institutos de ensino superior privado em Cabo Verde e de 2007 a 2013, obteve uma bolsa de pós-doutoramento da FCT. Está actualmente a levar a cabo estudos financiados pela Fundação Rosa Luxemburgo, pelo CODESRIA (Dakar) e pela Cape Verde Jewish Heritage Project, Inc., com base em Washington. Colabora regularmente com o CIDAC (Portugal) e com a Fundação Amílcar Cabral (Cabo Verde).