A Gestão de Riscos em Portugal: Tróia e a ameaça da erosão costeira| 2º Ciclo de Conferências - História Ambiental - História do Clima| Seminários CH-ULisboa e UNIARQ

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 26 de Abril de 2018, Sala 10.2, 12:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; UNIARQ

Descarregar cartaz

O Centro de História da Universidade de Lisboa e o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa promovem um seminário conjunto sobre História do Ambiente e História do Clima, um espaço regular de debate e reflexão sobre as problemáticas actuais deste campo de estudos. Valoriza-se a transversalidade dos temas e a abordagem interdisciplinar considerando quer a forma como os diferentes factores ambientais e o clima moldaram o desenvolvimento e crescimento das civilizações em todo o mundo, quer o modo como essas civilizações atuaram/atuam, alterando o meio ambiente em que se inscrevem. Perspetivando a estruturação de uma linha de investigação em História Ambiental, e em articulação com o programa da unidade curricular de História do Clima, este seminário oferece tanto a especialistas como a jovens investigadores, nacionais ou internacionais, a oportunidade para refletir sobre os desafios da História Ambiental e da História do Clima, discutir perspetivas historiográficas e apresentar pesquisas em curso.

Ana Patrícia Magalhães - Licenciada e mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro da UNIARQ. Nos últimos onze anos esteve inteiramente dedicada ao Projecto de Valorização das Ruínas Romanas de Tróia, onde integra o Projecto H2020 STORM, que tem como objectivo a gestão do risco no património arqueológico. A sua actividade científica centra-se no período romano e na gestão cultural, tendo recentemente completado o Programa de Gestão Inicial do grupo SONAE na Católica Lisbon School of Business & Economics.

Filipa Mascarenhas Neto - Arqueóloga no Departamento de Bens Culturais da DGPC, licenciada em História, variante Arqueologia pela FLUL e Mestre em Evolução Humana, pela FCT-UC. Coordenadora da Unidade de Informação Arqueológica na DGPC, entre 2012-2017. Atualmente gere a base de dados Endovélico, o Portal do Arqueólogo, coordena pela DGPC o projeto STORM (financiamento H2020) para a melhoria de políticas de gestão de risco em património cultural e Arqueosia (financiamento SAMA) para a modernização dos serviços digitais na área da arqueologia. Colabora na supervisão da atividade bioarqueológica.