Segundo Ciclo de Conferências – Seminário Os Judeus em Portugal e na Diáspora | Seminários CH-ULisboa | Os judeus de Marrocos: convivência e territorialização. Notas sobre Casablanca

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Sala 2.13, 17 de Maio de 2018, às 18:00

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa

Nuno Mora
CRIA/FCSH-UNL

​ Os judeus de Marrocos foram, durante séculos uma das mais populosas comunidades judaicas do mundo árabo-muçulmano.
Nos anos 50 e 60 do Séc.XX a quase totalidade da comunidade deixou o país em circunstâncias complexas, que provocaram uma interrupção abrupta numa história milenar de convivência entre judeus e muçulmanos.
A existência do longo passado comum tem sido frequentemente invocada na produção de discursos sobre a coabitação e sobre a existência de uma memória de tolerância, cuja importância nos processos de construção da identidade moderna de Marrocos não pode ser desprezada. Pretende-se nesta comunicação refletir sobre os dispositivos de territorialização que organizaram a vida dos judeus de Marrocos e sobre o papel que desempenham na construção dessa memória de tolerância.

Nuno Mora: Doutorando em Antropologia na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador integrado do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) e membro do Azimute - Estudos em contextos árabes e islâmicos do CRIA. Desenvolve a sua tese de Doutoramento sobre as relações entre judeus e muçulmanos em Marrocos e sobre as interações espaciais entre as duas comunidades.