As Mulheres na Diplomacia | IX Jornada do Grupo de Estudos de Corte e Diplomacia

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 22 de Maio de 2018, Sala 5.2, a partir das 10:00

Descarregar Cartaz/Programa

Descarregar Cartaz Mesa Redonda

“As Mulheres na Diplomacia” será o tema da IX Jornada do Grupo de Estudos de Corte e Diplomacia do Centro de História da Universidade de Lisboa. Percorrendo os séculos XVII, XVIII, XIX e o espaço europeu e africano, as comunicações apresentadas irão analisar o papel e os diferentes níveis de acção (tácita ou declarada) das mulheres enquanto intermediárias diplomáticas (caso das rainhas, princesas, damas da Corte, etc) e, numa outra perspectiva, quando o seu destino passava por acompanhar os maridos numa missão, enquanto Embaixatrizes. Por fim, haverá ainda espaço para uma mesa redonda na qual estará em discussão o tópico "As mulheres e o poder político: práticas, sociabilidades, duplicidade, segredo e sedução".