História Política de Cabo Verde no Pós-independência | Seminários CH-ULisboa | História de África

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 22 de Maio de 2018, Cave F1, às 12:00

José Maria Neves é um importante político cabo-verdiano, desempenhando, desde cedo, diversas actividades públicas na sociedade. Licenciado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Exerceu diversos cargos em Cabo Verde no âmbito desta sua formação sendo quadro do Instituto Superior de Educação e Professor de Gestão.
A par desta intensa actividade profissional desenvolveu, igualmente, actividades políticas, iniciadas em 1977 quando entrou para a Juventude Africana Amílcar Cabral, no Liceu Domingos Ramos, na Praia.
Primeiro Secretário e Secretário-Geral da JAAC, Deputado, Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, ascendeu em 2000 à Presidência do PAICV e, no ano seguinte, após ganhar as eleições legislativas, assume as funções de Primeiro-Ministro de Cabo Verde, cargo que desempenhou até 2016.