Colónia Sónica. Rádio, Branquidade e Modernidade em Angola 1931-74 | Seminários CH-ULisboa | História de África

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 6 de Junho de 2018, Sala 7.1 (Piso 2), às 18:00

Marissa Moorman
Indiana University Bloomington

A colonização de Angola e o desenvolvimento das rádios angolanas demonstram o hiato entre a política colonial e a realidade, bem como as distinções entre os interesses dos colonos e os do estado. Os colonos estabeleceram e fizeram a rádio crescer em Angola. O estado entrou tarde nessa cena sónica. Os clubes de rádio, mesmo na sua diversidade, eram semelhantes. Eles transmitiam um mundo de vida jovem e portuguesa em Angola - carros velozes, música rock, conexões com a metrópole (“Alô, Alô, Portugal!” De Sara Chaves) e ao mundo (as Olimpíadas). Principalmente, transmitiam um mundo à parte daquele que predominava sob o Estado Novo na metrópole. Esta conferência estuda esse tempo, o mundo radiofónico dos colonos, e o desenvolvimento da rádio para entender a história da rádio em Angola e o seu legado dentro e fora do território.