IV Colóquio Casamentos Régios | Êxitos e Fracassos

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18 de Julho de 2018, Anfiteatro III, das 9:30 às 17:30

Organização | Centro de História da Universidade de Lisboa; Círculo de Leitores

Descarregar Cartaz

Descarregar Programa

Descarregar Cartaz Lançamento

O tema central deste encontro diz respeito aos êxitos e fracassos que rodearam vários projetos matrimoniais da casa real portuguesa, tanto durante a vigência do regime monárquico no nosso país, como depois da proclamação da República, uma vez que o ideal monárquico ainda permanece em certos sectores da sociedade portuguesa, encontrando em D. Duarte Pio de Bragança aquele que muitos consideram o legítimo sucessor dos reis de Portugal.

Os casamentos no seio das casas reais, para além da sua dimensão privada como em qualquer família, tinham também como objetivo estabelecer novas alianças ou reforçar as já existentes. Criando laços familiares entre os vários soberanos europeus, permitiam a manutenção da paz e de relações diplomáticas, prefigurando o que hoje apelidamos de relações internacionais.

O encontro terminará com a apresentação do III volume da coleção "Casamentos da Família Real Portuguesa", editado pelo Círculo de Leitores, que reúne trabalhos apresentados no Seminário anterior.