Lançamento | Volume III - Casamentos da Família Real Portuguesa: Êxitos e Fracassos

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18 de Julho de 2018, Anfiteatro III, às 17:30

2018 | Ed. Círculo de Leitores

Coord. Científica | Ana Maria S. A. Rodrigues, Manuela Santos Silva, Ana Leal de Faria

Descarregar Cartaz

Descarregar Convite

Convidamos todos os interessados para a apresentação do III.º Volume da obra Casamentos da Família Real Portuguesa, sob o tema “Êxitos e Fracassos” a realizar no dia 18.07.18 pelas 17h30, no Anfiteatro III. A obra, que será apresentada pelo Professor Doutor António Camões Gouveia e foi editada pelo Círculo de Leitores, resulta do trabalho de uma linha de estudos do Centro de História e disponibiliza a um público alargado um conjunto de trabalhos relacionados com a política matrimonial da família real portuguesa, particularmente importante para a compreender o funcionamento das relações externas do reino. Abre-se com um texto de carácter introdutório à temática, em torno da legislação medieval e da importância da harmonia familiar, prosseguindo por casos de estudo entre as dinastias de Avis e Bragança e as escolhas matrimoniais para filhos legítimos e ilegítimos dos monarcas. Mas porque é de Êxitos e Fracassos que falamos, não é só de boas escolhas e enlaces felizes (para os próprios e para o reino) que é preciso tratar: deu-se igualmente atenção a ligações infelizes, a casos de múltiplas tentativas para casar os jovens da Família Real que não se concretizaram, e ao caso extremo em que o monarca não chega a casar, extinguindo a dinastia.