Portugal e Espanha - na jubilação de Hipólito de la Torre Gómez

Biblioteca Nacional de Portugal, 28 de Setembro de 2018, Auditório, às 10:00

Organização | com o alto patrocínio da Presidência da República; Biblioteca Nacional de Portugal; Centro de História da Universidade de Lisboa; Instituto de História Contemporânea; CEIS20; FCT.

Descarregar Cartaz

Descarregar Programa

Consultar a página da BNP

O Professor Hipólito de la Torre Gómez (Santander, 1948) ocupa um lugar destacado na moderna historiografia espanhola relativa às relações internacionais e, em especial, às relações com Portugal.

Publicou uma série de trabalhos que alargaram decisivamente o conhecimento do Portugal contemporâneo, designadamente num contexto internacional, entre muitos outros, Antagonismo y fractura peninsular. España-Portugal, 1910-1919 (Madrid, 1983), Portugal en el exterior (1807-1974). Intereses y política internacionales (Madrid, 2007) ou Fronteras. Estudios de de história de Portugal y de relaciones peninsulares, Madrid, s.d.[2018].

Estudou as políticas externas portuguesa e espanhola e as relações diplomáticas peninsulares num contexto mais amplo, europeu e ocidental, sem descurar os problemas internos, nacionais, as dinâmicas das opiniões públicas e o lugar dos impérios coloniais na sua complexa relação com as diplomacias. Para além do contributo marcante que deu para a compreensão de Portugal e Espanha nos dois últimos séculos, Hipólito de la Torre Gómez incentivou de um modo marcante o interesse pela história portuguesa no seu país.